Agricultura

EM MANICA: SE incentiva aumento da produção face às chuvas

O Secretário de Estado em Manica, Lourenço Lindonde, está a dar uma força aos agricultores do posto administrativo de Dunda, no distrito de Macossa, para meterem mais força na produção agrícola. Ele quer que aproveitem bem as chuvas que andam a cair para encherem os celeiros e combater a falta de comida que tem sido sentida na região.

Aproveitar as Chuvas para a Segurança Alimentar

A província de Manica tem sofrido bastante com o fenómeno El-Niño, que trouxe seca e estragou as colheitas nas últimas campanhas agrícolas. Agora, com a chuva a cair com fartura, o Secretário de Estado sublinha que é o momento certo para plantar e garantir a comida na mesa, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das famílias locais.

Lindonde fez este apelo durante a sua visita de dois dias à sede do distrito de Macossa, onde está a monitorar e avaliar a implementação do Plano Quinquenal do Governo (PQG) e do Plano Económico e Social (PES). Ele pediu aos camponeses para não só produzirem para comer, mas também para aumentarem as áreas de cultivo e terem excedentes para vender, melhorando assim a sua renda e o desenvolvimento local.

“Não podemos estar a comprar produtos que podemos produzir com as nossas mãos”, afirmou Lindonde. “Este ano a chuva está a cair bem, por isso temos de aproveitar esta humidade para meter as sementes na terra e nos alimentarmos. E mais, é importante apostar em sementes certificadas para ter uma boa produtividade”, acrescentou, incentivando práticas agrícolas eficientes.

Alertas Importantes para a População

Além do incentivo à produção, o Secretário de Estado também deixou um aviso importante para a população, dada a intensidade das chuvas. Ele pediu para as pessoas terem cuidado e evitarem atravessar rios cheios, para prevenir mortes por arrastamento. Aconselhou ainda que a população abandone as zonas baixas e as margens dos rios ou ilhas que se formam durante esta época chuvosa, fixando-se em locais mais seguros. Por fim, alertou para a importância de evitar práticas que possam levar ao aparecimento de doenças diarreicas, comuns em períodos de cheias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!