Economia

Governo projecta aumento de 3% na produção de rubis em 2026, ultrapassando 4 milhões de quilates

O Governo de Moçambique está a prever um aumento de 3% na produção de rubis para o ano de 2026, com a expectativa de ultrapassar a marca dos 4 milhões de quilates. Esta projeção ambiciosa vem do Ministério das Finanças e baseia-se na esperança de que uma das principais empresas produtoras volte a funcionar em pleno.

Projeções Otimistas para 2026

A previsão é que em 2026 se atinjam 4.1 milhões de quilates, um número que se compara favoravelmente com os 3.9 milhões esperados para o final deste ano e os 4 milhões produzidos em 2024. Este crescimento está diretamente ligado à reativação da produção de uma das três grandes empresas do setor, que tinha parado as suas operações e cuja volta ao ativo deve dar um grande empurrão ao volume nacional de rubis.

Desafios nas Receitas Apesar do Crescimento

Apesar do otimismo na produção, o setor dos rubis ainda enfrenta alguns desafios operacionais que já se fizeram sentir nas receitas. No primeiro trimestre, por exemplo, as receitas de rubis caíram 30%, ficando nos 5.1 milhões de dólares. Este valor é mais baixo do que os 7.2 milhões de dólares que foram registados no mesmo período de 2024, de acordo com os dados do Banco de Moçambique.

Metas de Exportação Ambiciosas

Hoje em dia, cerca de 70% dos rubis que são produzidos em Moçambique são vendidos para fora do país. O Governo quer aumentar esta percentagem para 79% até 2029, mostrando a importância estratégica desta gema para a economia nacional e para as exportações do país.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!