Deputados confortam vítimas das cheias em Gaza

Uma delegação de deputados da Assembleia da República de Moçambique, liderada pela Presidente Margarida Talapa, visitou esta manhã a província de Gaza para avaliar a situação e confortar as populações afetadas pelas recentes cheias e inundações.

Visita aos Locais Afetados e Centros de Acolhimento
Os parlamentares sobrevoaram os distritos mais atingidos, nomeadamente Chókwé, Chibuto e a baixa da cidade de Xai-Xai. Estas áreas são a origem das cerca de 23 mil pessoas que encontraram refúgio no centro de Chiaquelane e das 5 mil que estão abrigadas no centro de Javanhane, os dois maiores acampamentos de acolhimento em funcionamento na província.

Durante a visita, a delegação constatou que, em Chókwé, os níveis da água estão a diminuir, um sinal positivo que permite aos deslocados em Chiaquelane visitarem as suas casas para iniciar a limpeza e preparar o eventual regresso.
Apelo à Prudência e Reconstrução Segura
Margarida Talapa expressou a sua preocupação com a devastação. “Vimos que a cidade de Xai-Xai e alguns distritos estão debaixo das águas, culturas submersas, infraestruturas destruídas e população desabrigada”, afirmou. A Presidente da Assembleia da República agradeceu a pronta resposta da população aos apelos dos órgãos locais, provinciais e centrais para a retirada das zonas de risco.
No entanto, Talapa fez um forte apelo para que as pessoas não regressem às áreas perigosas. “Fazemos apelos a não regressar”, sublinhou, instando a população a reconstruir as suas habitações em zonas seguras para evitar futuras tragédias.



