Energia

Inundaçõesː EDM diz que situação das infra-estruturas eléctricas é estável

A Electricidade de Moçambique (EDM) assegura que a situação das infraestruturas elétricas afetadas pelas recentes inundações no país está estável e com tendência de melhoria. Apesar dos desafios, a empresa está a trabalhar para repor o fornecimento de energia nas zonas mais atingidas.

Províncias de Gaza e Maputo São as Mais Afetadas

As províncias de Gaza e Maputo continuam a ser as mais fustigadas pelos danos causados pelas cheias. A EDM registou avarias em Postos de Transformação (PTs) e nas redes de Baixa e Média Tensão, sobretudo em distritos como Chókwè, Baixa de Xai-Xai, e parte de Chibuto, em Gaza.

Por questões de segurança pública, a EDM desligou temporariamente algumas infraestruturas. Como resultado, distritos como Mabalane, Guijá, Chibuto (parte), Chongoene e Chókwè (Gaza), bem como Magude, Mazambanine, Mahubo, Infulene, Matola A e Marracuene (Maputo), além de Hulene e Mahotas (Cidade de Maputo), encontram-se sem energia elétrica.

Intervenções e Apoio Institucional em Curso

Equipas multissetoriais da EDM estão em prontidão e a trabalhar arduamente para restabelecer a energia elétrica de forma gradual, à medida que as condições de acesso e segurança o permitem. A empresa está empenhada em minimizar o impacto das inundações na vida das comunidades.

Em ações de apoio institucional, a EDM está a instalar 64 luminárias em centros de acolhimento nas Escolas Básicas de Estevel e Mabanja, e no Ponto de Socorro do Bloco 2. Adicionalmente, está a ser feita a ligação de energia elétrica e montagem de iluminação pública nos centros de acolhimento da Escola Básica 3 de Fevereiro e Chihaquelane, no distrito de Chókwè.

Planos para o Futuro e Compromisso da EDM

A EDM planeia repor provisoriamente as infraestruturas destruídas assim que as condições de acesso forem restabelecidas. O objetivo a longo prazo é a reposição definitiva, utilizando materiais mais resilientes para aumentar a durabilidade e resistência a futuros eventos climáticos.

A Electricidade de Moçambique reafirma o seu compromisso em garantir a reposição do fornecimento de energia elétrica e expressa a sua solidariedade com as comunidades afetadas pelas cheias, garantindo que todos os esforços estão a ser feitos para normalizar a situação o mais rápido possível.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!