Desastres Naturais

Inundações ː Governo diz que 19 mil pessoas já foram resgatadas

As chuvas intensas e inundações que têm assolado Moçambique levaram ao resgate de, pelo menos, 19 mil pessoas em várias regiões do país nos últimos 25 dias, conforme anunciado pelo Governo moçambicano.

O porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, informou que o Executivo está a trabalhar em conjunto com parceiros nacionais e internacionais para garantir a assistência humanitária necessária. Atualmente, cerca de 54 mil pessoas estão deslocadas e alojadas em centros de acomodação.

Impissa fez estas declarações durante uma conferência de imprensa em Chongoene, Gaza, onde fez um balanço dos impactos das inundações nas províncias do Sul e Centro do país.

Gaza: O Epicentro da Crise

A província de Gaza, uma das mais afetadas, alberga um dos maiores centros de acolhimento do país, com cerca de 28 mil pessoas. Este número impressionante sublinha a gravidade da situação.

“Estamos a falar de 28 mil concidadãos num único centro de habitação. É como se tivéssemos a população de um distrito inteiro, de alta densidade populacional, desalojada”, realçou Impissa, descrevendo a situação como uma “verdadeira catástrofe”.

Além da perda de casas, as inundações danificaram bens essenciais e paralisaram o funcionamento de várias instituições públicas, especialmente em Gaza, que permanecem encerradas devido aos estragos causados pelas águas.

O Governo tem monitorizado de perto as condições nos centros de acomodação e partilhado informações com a comunidade nacional e internacional.

“Temos assistido no terreno, com serviços de saúde, alimentação e segurança a funcionarem, para garantir o mínimo de dignidade às populações afectadas”, garantiu Impissa.

Desde o início da época chuvosa e ciclónica em Outubro de 2025, Moçambique registou um total de 112 mortes, 99 feridos e mais de 500 mil pessoas afetadas em todo o país. As províncias de Maputo e Gaza são as que mais sentiram o impacto.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!