CAN – Marrocos: Nigéria vence Egipto e conquista a medalha de bronze

A seleção nigeriana de futebol, carinhosamente conhecida como “Super Águias”, garantiu a medalha de bronze no Campeonato Africano das Nações (CAN) em Marrocos. A vitória veio após um confronto emocionante contra o Egipto, decidido nas grandes penalidades, depois de um empate sem golos no tempo regulamentar.

A partida, que decorreu neste sábado, foi marcada por um grande equilíbrio desde o apito inicial. O Egipto, com uma ligeira vantagem na posse de bola, criou as primeiras oportunidades, com Mohamed Salah a testar a baliza nigeriana, mas o guarda-redes Nwabali mostrou-se atento. A Nigéria respondeu com um golo de Akor Adams, que acabou por ser anulado pelo VAR após revisão, mantendo o marcador inalterado.

A segunda parte seguiu o mesmo ritmo, com ambas as equipas a procurarem o golo da vitória. Embora a Nigéria tenha tido mais posse de bola, os “Faraós” egípcios também ameaçaram, com remates de Trézéguet e Emam Ashour a passarem perto da baliza. O guarda-redes egípcio, Mostafa Ahmed, também teve o seu trabalho, defendendo tentativas nigerianas, levando o jogo para as grandes penalidades.
Emoção até ao Fim nas Penalidades
Na decisiva disputa de grandes penalidades, a tensão era palpável. O guarda-redes egípcio defendeu o primeiro remate da Nigéria, de Dele-Bashiru. Contudo, o herói da noite seria Nwabali, o guardião nigeriano, que brilhou ao defender duas tentativas cruciais dos jogadores egípcios, Salah e Marmoush. As suas intervenções foram decisivas para selar a vitória da Nigéria por 4-2 nas penalidades, garantindo assim o terceiro lugar na competição.
Com esta conquista, as “Super Águias” sobem ao pódio do CAN. A grande final do torneio, que opôs Senegal e Marrocos, foi disputada no domingo, no Estádio Prince Moulay Abdellah, fechando com chave de ouro mais uma edição desta prestigiada competição africana.


