Restabelecida ligação sul-centro com reabertura da ponte sobre o rio Muar

A ligação rodoviária entre o sul e o centro de Moçambique foi restabelecida na Estrada Nacional Número 01 (N1), após a reabertura da ponte sobre o rio Muar, no distrito de Machanga, província de Sofala. A Administração Nacional de Estradas (ANE) confirmou que o tráfego foi reposto na tarde de segunda-feira, 12 de Janeiro, graças a trabalhos provisórios que garantiram a transitabilidade.

Desafios Persistem no Corredor Centro
Contudo, a circulação no corredor centro continua com dificuldades significativas. O rio Gorongosa transbordou também na tarde de segunda-feira, resultando no galgamento da ponte sobre este rio, no troço entre Muxúnguè e Save. Esta situação impõe que a passagem de veículos naquele ponto seja feita de forma condicionada, exigindo cautela dos condutores.

A ANE tem várias equipas técnicas no terreno, a acompanhar a evolução da situação e a avaliar os estragos causados pelas chuvas intensas que afetam o país. Perante a instabilidade climática e o risco de novas inundações, a autoridade rodoviária aconselha os automobilistas e transportadores a ajustarem os seus planos de viagem.
Além disso, a ANE desaconselha veementemente a circulação de veículos com peso total acima de 10 toneladas em estradas de terraplanagem. Esta medida preventiva visa proteger a integridade das vias durante o atual período chuvoso, minimizando riscos e danos adicionais.



