Nacional

Chuvasː Dez bacias hidrográficas em alerta máximo

Moçambique enfrenta um risco elevado de inundações. Dez das principais bacias hidrográficas do país foram colocadas em alerta máximo devido às chuvas intensas que têm caído nas últimas semanas, aumentando a preocupação com possíveis cheias em várias regiões.

Bacias sob Vigilância Máxima

As bacias que se encontram nesta situação crítica são as de Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Inhanombe, Búzi, Púnguè, Chiri, Zambeze e Rovuma. Todas elas estão a receber grandes volumes de água proveniente das zonas a montante, o que eleva consideravelmente o nível dos rios e o perigo de transbordo.

A informação foi partilhada durante uma conferência de imprensa por Agostinho Vilanculos, chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH). A instituição está a monitorizar de perto a evolução da situação.

Apelo à População

Perante este cenário, a DNGRH, citada pelo jornal “Notícias”, fez um apelo urgente às comunidades que residem em zonas consideradas de risco para que se retirem para locais seguros. A prevenção é fundamental para evitar perdas de vidas e bens, e a colaboração da população é crucial para a eficácia das medidas de segurança.

As autoridades continuam em prontidão, acompanhando os níveis de água e emitindo alertas sempre que necessário, de forma a garantir a segurança de todos os moçambicanos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!