Kruger Park reabre as portas para visitas diurnas após inundações

O famoso Parque Nacional Kruger (KNP), na África do Sul, voltou a abrir as suas portas para visitas diurnas, após um período de encerramento forçado devido às intensas chuvas que assolaram as províncias de Limpopo e Mpumalanga.

A decisão de reabrir, mesmo que parcialmente, surge depois de uma avaliação minuciosa das áreas afetadas pelas inundações, realizada pelo Serviço de Parques Nacionais da África do Sul (SANParks). Esta medida visa restabelecer o acesso ao parque, um dos destinos turísticos mais procurados da região.

Acessos e Precauções
Contudo, nem todas as partes do parque estão acessíveis. A zona norte do Kruger Park permanece fechada por tempo indeterminado, devido aos danos severos causados pelas cheias em várias estradas e pontes. Os visitantes devem estar cientes desta restrição.
JP Louw, porta-voz do SANParks, apelou à máxima cautela por parte dos visitantes. É fundamental evitar estradas de terra, que podem ainda apresentar condições perigosas devido à água, e seguir rigorosamente todas as sinalizações e instruções oficiais dentro do parque para garantir a segurança de todos.
Para os que planeiam uma visita diurna, os portões Paul Kruger, Numbi, Malelane e Phabeni estão abertos na parte sul do parque. Importa salientar que o Portão Phabeni está sob vigilância constante devido à variação do nível da água num ribeiro próximo, podendo ser encerrado sem aviso prévio caso as condições se agravem. O Portão da Ponte do Crocodilo, por sua vez, continua fechado até nova comunicação.
Além disso, os turistas são aconselhados a levar os seus próprios suprimentos, uma vez que as lojas no interior do parque registam um baixo stock de produtos, resultado das interrupções causadas pelas cheias.



