Desporto

Morreu Ali Hassane antigo internacional pelos Mambas e jogador do Sporting de Portugal

Moçambique chora a perda de um dos seus maiores talentos do futebol. Ali Hassane, antigo internacional pelos Mambas e figura notável do desporto nacional e internacional, faleceu na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro, vítima de doença numa unidade sanitária do país.

Uma Carreira Brilhante no Futebol

Nascido a 4 de junho de 1964, Ali Mahomed Hassane deixou uma marca indelével no futebol moçambicano e português. Nos anos 80 e 90, destacou-se ao serviço do Grupo Desportivo de Maputo, onde foi eleito o melhor jogador do Moçambola-88, cativando a atenção de clubes europeus.

Fruto do seu talento, Hassane foi convidado para testes no Benfica, mas acabou por assinar pelo Sporting de Portugal, onde jogou durante duas épocas. Em Portugal, representou ainda o Vitória de Setúbal (1991/92), Amora (1992/93), Académico de Viseu (1993 a 1995) e Torres Novas (1995/96).

O Encontro Épico com Maradona

Um dos momentos mais memoráveis da sua carreira ocorreu em 1989, durante um jogo pelo Sporting contra o Nápoles de Itália. Ali Hassane teve a difícil missão de travar o lendário Diego Armando Maradona, uma exibição que lhe valeu rasgados elogios da imprensa desportiva lusa.

“Foi um dos momentos que marcou a minha carreira como jogador de futebol, afinal de contas não é todos os dias que se defronta o melhor jogador de todos os tempos. Foi um orgulho para mim e para Moçambique, como é óbvio. Foi de facto um momento ímpar.”, recordou Ali Hassane, numa entrevista ao Jornal A Bola aquando da morte de “El Pibe”.

Legado como Treinador

Após a sua passagem por Portugal, Ali Hassane regressou a Moçambique, onde dedicou-se à carreira de treinador. Assumiu funções como timoneiro principal e adjunto da Liga Desportiva de Maputo por um período de sete anos, e mais tarde treinou o Grupo Desportivo Mahafil. Recentemente, ocupava novamente o cargo de treinador da Liga Desportiva de Maputo.

Ali Hassane será lembrado não só como um exímio jogador, mas também como um dedicado treinador que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do futebol moçambicano.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!