Transportes

Governo suspende transportadora IDEAL/CITYLINK após acidente com sete mortos

O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Transportes e Logística, anunciou a suspensão imediata das operações de transporte de passageiros da empresa Transportes IDEAL, Lda., conhecida pela marca CityLink. A medida inclui também o condutor envolvido no recente e trágico acidente que resultou na morte de sete pessoas no distrito da Manhiça, província de Maputo.

A decisão foi tomada pelo ministro João Jorge Matlombe e fundamenta-se no Código da Estrada e no Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis e Reboques. Esta suspensão é provisória, enquanto decorre uma peritagem técnica que irá determinar as medidas definitivas a serem aplicadas, tanto à empresa quanto ao motorista.

O sinistro fatal ocorreu no passado dia 7 de dezembro e envolveu um autocarro da transportadora, com a matrícula ADL 714 MC. Segundo o comunicado oficial do Ministério, o motorista efetuou uma manobra de ultrapassagem sem observar as devidas precauções de segurança, o que levou a uma colisão frontal com um mini-autocarro do modelo Quantum que circulava em sentido contrário. O impacto resultou em sete vítimas mortais e avultados danos materiais.

O Ministério dos Transportes e Logística enfatiza que a ação do motorista violou diretamente os artigos 43 e 44 do Código da Estrada. Estes artigos proíbem expressamente manobras de ultrapassagem em condições de risco e sem a garantia de segurança integral para todos os utentes da via pública.

Paralelamente à suspensão, foi criada uma Comissão de Inquérito, que tem um prazo de 15 dias para apurar exaustivamente as causas do acidente. O objetivo é recolher todos os dados relevantes e emitir recomendações que servirão de base para a decisão final sobre o futuro da transportadora e de todos os envolvidos neste lamentável incidente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!