Idosa detida em Nampula por usar e vender “chá de suruma” como tratamento

Uma mulher idosa foi detida pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, por estar a consumir e a vender o que ela chamava de “chá de suruma”, uma infusão feita de cannabis sativa, que, segundo ela, curava a trombose.

A idosa, cuja identidade não foi revelada, explicou às autoridades que começou a usar este chá depois de não ter conseguido melhorias na sua saúde com os medicamentos que os médicos lhe receitaram. Ela disse que encontrou a “receita” para este tratamento alternativo na internet, acreditando que seria a solução para os seus problemas de saúde.

Depois de sentir que a sua saúde melhorou com o uso do chá, a mulher decidiu ir mais longe e começou a produzir e a vender a bebida a outras pessoas. Foi precisamente esta comercialização que chamou a atenção, levando a que alguns consumidores a denunciassem à polícia, resultando na sua detenção.
Alerta da Polícia sobre Substâncias Proibidas
A PRM aproveita para lembrar a toda a população que a posse, o uso e a venda de substâncias proibidas por lei são crimes, independentemente da intenção de quem as usa ou vende. Rosa Chauque, que é porta-voz da polícia em Nampula, sublinhou que este caso deve servir de aviso.
Segundo Chauque, usar drogas para fins medicinais sem que haja uma prova científica da sua eficácia é muito perigoso para a saúde e, além disso, é uma violação da lei. A polícia reforça a importância de seguir sempre as orientações dos profissionais de saúde e de não recorrer a tratamentos alternativos que não são reconhecidos.



