Aviação

LAM vai voltar a voar para Portugal, Brasil e Índia, anuncia Presidente Chapo

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está prestes a retomar os seus voos para Portugal e, numa fase posterior, abrirá rotas para o Brasil e a Índia. Esta importante notícia foi partilhada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante um encontro com a comunidade moçambicana no Porto, esta segunda-feira, antes da 6.ª Cimeira Bilateral Portugal–Moçambique.

O Chefe de Estado destacou o desejo de reativar estas três ligações estratégicas. “Queremos retomar os voos para três destinos. Vamos começar com Portugal. São Portugal, Brasil e Índia”, afirmou Chapo, respondendo a uma das maiores preocupações levantadas pela comunidade, que incluía a suspensão da rota Maputo-Lisboa.

Plano de Expansão e Reestruturação

Daniel Chapo explicou que a reintrodução dos voos internacionais faz parte de um plano faseado. Primeiro, a LAM focará na consolidação das suas operações internas. Em seguida, o objetivo é reforçar a presença regional, com voos para cidades como Joanesburgo e Harare, e outras capitais da África Austral.

Só depois desta fase regional é que a companhia aérea moçambicana avançará com o plano de reativar a ligação para Lisboa, seguindo-se o Brasil e, por último, a Índia. Esta abordagem visa garantir a sustentabilidade e a eficiência das novas rotas.

Investimento na Frota e Redução de Custos

Para suportar esta expansão, o Presidente Chapo revelou que a LAM está a reforçar a sua frota e encontra-se em negociações avançadas para a aquisição de mais duas aeronaves. O objetivo é estabilizar estas três ligações estratégicas e evitar os prejuízos que levaram à suspensão anterior da rota para Portugal.

A ligação Maputo-Lisboa, que tinha sido reativada em novembro de 2023 com aeronaves da portuguesa euroAtlantic, foi novamente suspensa em fevereiro deste ano. A LAM reportou perdas acumuladas de cerca de 20 milhões de euros, o que motivou a interrupção das operações.

Chapo reiterou que a retoma dos voos para Portugal “já está na manga” e manifestou a esperança de que o regresso da LAM a esta rota possa contribuir para a redução das tarifas, atualmente dominadas pela TAP, a única companhia com ligação direta entre Maputo e Lisboa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!