INAM alerta para chuvas muito fortes e ventos com rajadas a partir de sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um aviso urgente de mau tempo para Moçambique, alertando para a chegada de chuvas muito fortes, trovoadas e ventos intensos a partir deste sábado, 29 de Novembro de 2025, com a previsão de durar até à meia-noite de domingo, 30 de Novembro.

De acordo com o boletim mais recente do INAM (nº 041/INAM-SCPM/250.2/2025), as chuvas podem atingir mais de 50 milímetros em 24 horas, e em algumas áreas, ultrapassar os 75 milímetros no mesmo período. Esta intensidade de precipitação pode causar sérios transtornos nas zonas afetadas.

Zonas Mais Afetadas
As previsões indicam que o mau tempo vai afetar principalmente as regiões sul e centro do país, abrangendo várias províncias e seus distritos:
- Província de Maputo: Matutuíne, Namaacha, Boane, Moamba, Magude, Manhiça, Marracuene, incluindo as cidades de Maputo e Matola.
- Província de Gaza: Chicualacuala, Massangena, Mapai, Massingir, Mabalane, Chigubo, Guijá, Chibuto, Chókwè, Manjacaze, Chongoene, Bilene, Limpopo e Xai-Xai.
- Província de Inhambane: Zavala, Jangamo, Inharime, Panda, Homoíne, Funhalouro, Mabote, Govuro, Inhassoro, Vilankulo, Massinga, Morrumbene, Maxixe e Inhambane.
- Província de Sofala: Nhamatanda, Gorongosa, Marínguè, Chemba, Caia, Marromeu, Cheringoma, Muanza, Machanga, Chibabava, Búzi, Dondo e Beira.
- Província de Manica: Barué, Macossa, Guro, Tambara, Vanduzi, Manica, Sussundenga, Macate, Mossurize, Machaze, Gondola e Chimoio.
Recomendações Essenciais à População
Perante esta situação, o INAM faz um apelo urgente para que a população tome medidas de precaução e segurança. Os perigos incluem inundações rápidas, a queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e uma visibilidade reduzida nas estradas, tudo devido à força das chuvas e dos ventos.
É crucial que todos acompanhem os comunicados e atualizações oficiais das autoridades. Aconselha-se vivamente a evitar atravessar rios ou quaisquer áreas conhecidas por serem propensas a cheias durante este período de alerta. Uma nova atualização das previsões será divulgada amanhã, sábado, às 10h.