TotalEnergies abre pacote de 200 milhões e apoia vítimas das cheias

A TotalEnergies, multinacional francesa, entregou uma significativa quantidade de produtos essenciais ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) em Moçambique, reforçando o apoio às famílias vítimas das recentes cheias e inundações que assolam o país.

A doação inicial, avaliada em 30 milhões de meticais, consiste em 95 toneladas de bens que incluem cestas básicas e produtos de higiene. Este montante faz parte de um pacote maior de 200 milhões de meticais que a TotalEnergies, através do seu CEO Patrick Pouyanné, anunciou para mitigar os impactos das intempéries.

Compromisso a Longo Prazo
Maxime Rabilloud, Director-Geral da TotalEnergies em Moçambique, revelou que, face às previsões de mais chuvas, a empresa decidiu estender o seu apoio ao INGD por um período mais alargado, enquanto os desafios da época chuvosa persistirem. “A nossa decisão é de garantir que vamos continuar a apoiar o INGD durante todos esses momentos complicados. Então, é um compromisso de um longo prazo”, afirmou Rabilloud.
Além disso, a TotalEnergies está a analisar a viabilidade de apoiar os agricultores locais com sementes. O objetivo é ajudar na recuperação das suas culturas, severamente afetadas pelas chuvas, e assegurar a produção de alimentos no país.
Agradecimento do INGD
Rita Almeida, Directora de Planificação e Cooperação do INGD, manifestou o seu profundo agradecimento à TotalEnergies pelo gesto. Ela sublinhou a necessidade contínua de assistir não só as pessoas abrigadas em centros de acomodação, mas também aquelas que estão a regressar às suas comunidades e precisam de apoio para se reerguer e reconstruir as suas vidas.


