Indústria

Mozal pode reabrir as portas, “um dia”, segundo o CEO da South32

A fundidora de alumínio Mozal, em Moçambique, poderá um dia voltar a operar, segundo o CEO da South32, Graham Kerr. A empresa decidiu manter a unidade em estado de manutenção e conservação, em vez de um encerramento total, alimentando a esperança de uma futura reativação das suas atividades.

Esta possibilidade foi avançada por Graham Kerr na semana passada, durante a apresentação dos resultados operacionais da mineradora referentes aos últimos seis meses, que terminaram a 31 de Dezembro de 2025. Apesar desta perspetiva, a South32 tem previsto encerrar as operações na Mozal já em Março próximo. Esta decisão resulta de conversações sem sucesso com o Governo moçambicano e a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) para a revisão dos preços de fornecimento de energia.

O Desafio da Energia e a Esperança de Retoma

Apesar do iminente encerramento das operações, a South32 não pretende um corte definitivo. “Não pretendemos entrar em modo de encerramento total até que o contrato de fornecimento de energia com a HCB e seu futuro sejam compreendidos”, afirmou Kerr. A retoma das atividades continua, portanto, dependente de um acordo entre as partes sobre as condições de fornecimento energético.

Kerr acredita que a reativação pode ser vantajosa, especialmente num cenário onde haja muita potência disponível e poucos compradores. “Portanto, isso poderá se tornar viável no futuro”, explicou. Contudo, o CEO também reconhece que uma suspensão de alguns anos pode complicar o reinício da fundição, observando que “não é como uma mina. Então, esse será um desafio”.

Enquanto aguarda por um possível acordo e futura reativação, a alumina que era processada na Mozal será, provavelmente, redirecionada para outras instalações da South32 no Médio Oriente, conforme indicado por Kerr aos analistas do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!