Economia

39.ª CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA: Garantidos fundos acções pós-ciclone e cheias para

O plano de reconstrução de Moçambique, após os recentes ciclones e cheias, recebeu luz verde e apoio financeiro. Esta garantia surge na sequência dos encontros do Presidente da República, Daniel Chapo, com várias organizações e países na 39.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu em Adis Abeba, Etiópia.

Mobilização de Apoios Essenciais

Durante a cimeira, o Presidente Chapo dedicou-se a reuniões bilaterais e multilaterais com o objetivo de angariar suporte financeiro e técnico. Estes apoios são cruciais para mitigar as consequências das calamidades naturais que assolaram o país, bem como para impulsionar diversos projetos de desenvolvimento socioeconómico.

A agenda do Chefe de Estado em Adis Abeba incluiu encontros importantes, como com o comissário da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, e com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi. Também esteve reunido com o diretor executivo do Ethiopian Airlines Group e, no final, fez um balanço das atividades com a delegação moçambicana.

Solidariedade e Compromisso do BADEA

O Presidente Chapo expressou a sua gratidão pela solidariedade e pelo apoio já demonstrado pelos países da União Africana e por outros parceiros internacionais. A necessidade de suporte é premente, dado que Moçambique continua a ser fustigado por fenómenos climáticos extremos.

Um dos primeiros a confirmar o seu apoio foi Abdullah KH Almusaibeeh, presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), após um encontro com o Presidente moçambicano. Almusaibeeh afirmou que o BADEA não vê impedimentos para apoiar o país, apesar dos desafios existentes. “Apresentámos um resumo da nossa contribuição face ao desastre ocorrido em Moçambique e vamos financiar diversos projectos relacionados com esta matéria”, garantiu.

As equipas técnicas de Moçambique e do BADEA irão reunir-se em breve para delinear as ações concretas. O presidente do BADEA reforçou o compromisso: “Ouvimos as orientações do Presidente. Foi claro ao afirmar que é preciso fazer mais pelo povo moçambicano, e nós vamos ajudá-los nesse sentido.”

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!