APELA PRIMEIRA-MINISTRA: Repor os serviços básicos às vítimas das cheias

A Primeira-Ministra de Moçambique, Maria Benvinda Levi, fez um apelo urgente para que os serviços básicos sejam rapidamente repostos às populações que foram severamente atingidas pelas cheias e inundações recentes no país. A governante sublinhou a importância de garantir que as comunidades afetadas voltem a ter acesso a bens essenciais como água potável, energia elétrica, comunicações e vias de acesso.

Prioridade na Reabilitação de Infraestruturas
Durante uma reunião do Comité Operativo de Emergência (COE) que dirigiu na Cidade da Matola, província de Maputo, Maria Benvinda Levi destacou que, sempre que ocorrem inundações, as infraestruturas públicas e privadas sofrem danos significativos. É crucial, segundo ela, avaliar a dimensão desses estragos para que se possa trabalhar eficazmente na sua reparação e na normalização da vida dos cidadãos.

Ainda hoje, a Primeira-Ministra tem programadas visitas aos distritos de Boane e Marracuene, áreas igualmente fustigadas pelas cheias. O objetivo é inteirar-se pessoalmente da situação no terreno e verificar o nível de assistência humanitária que está a ser prestado às famílias e comunidades deslocadas ou afetadas, reforçando o compromisso do governo com a resposta a estas emergências.



