Restos mortais de Luísa Diogo já estão no país

Os restos mortais da antiga Primeira-ministra de Moçambique, Luísa Dias Diogo, já chegaram ao país esta manhã, marcando o início das cerimónias fúnebres oficiais. A urna foi recebida no Aeroporto Internacional de Maputo por altas figuras do Estado e membros do Governo.

Chegada e Recepção Oficial
A urna contendo os restos mortais de Luísa Dias Diogo, que nos deixou na semana passada em Portugal devido a doença, aterrou hoje no Aeroporto Internacional de Maputo. Várias personalidades importantes, incluindo membros do Governo como Inocêncio Impissa, Carla Loveira e Salimo Valá, o Primeiro Vice-presidente da Assembleia da República, Helder Injojo, e o antigo ministro do Plano e Finanças, Tomás Salomão, estiveram presentes para prestar as primeiras homenagens e receber a figura emblemática.

Detalhes das Cerimónias Fúnebres e Luto Nacional
O funeral oficial da ex-governante está agendado para sexta-feira. Em reconhecimento ao seu legado e serviço à nação, o Conselho de Ministros decretou dois dias de luto nacional, com início na data das exéquias. As cerimónias incluirão uma missa de corpo presente na igreja de Santo António da Polana, um velório no Paços do Município de Maputo e o sepultamento no cemitério de Lhanguene. Moçambique despede-se assim de uma das suas mais influentes figuras políticas.



