Actualidade

Depois de Gezani, novo sistema pode fustigar Gaza este final-de-semana

A província de Gaza, ainda a recuperar dos estragos causados por recentes chuvas e inundações que fizeram vítimas mortais e devastaram infraestruturas, enfrenta a ameaça de um novo sistema meteorológico que poderá trazer mais precipitação forte já este fim-de-semana. Este fenómeno, contudo, é distinto do Ciclone Tropical Gezani.

Novo Sistema Meteorológico Ameaça Distritos de Gaza

As previsões apontam para a chegada de um novo sistema meteorológico, que se forma na África do Sul e não tem qualquer ligação com o Ciclone Gezani. Este sistema deverá alterar o estado do tempo a partir da madrugada, causando chuvas acima do normal em vários pontos da província. Os distritos de Chibuto, Bilene, Chókwè, Guijá e Massingir são apontados como os mais vulneráveis a este fenómeno.

O meteorologista Leonardo Duma esclareceu que “essa chuva que estamos a prever não são chuvas que estão associadas ao ciclone tropical Gezani. É outro sistema que chamamos de frente”, reforçando que este fenómeno se move a partir do sul da África do Sul e poderá provocar chuvas intensas.

Alerta para a Passagem do Ciclone Gezani

Paralelamente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) mantém o alerta para a passagem do Ciclone Tropical Gezani. Este ciclone, que já se fez sentir em Inhambane, poderá entrar em Gaza a partir do distrito de Mandlhakazi, afetando também outros distritos costeiros como Chingoene, Xai-xai, Limpopo e Bilene.

As autoridades apelam à população das zonas costeiras para que tome medidas de precaução face à passagem do Gezani, que se prevê para as próximas horas, enquanto se prepara para as chuvas do novo sistema nos distritos do interior. A vigilância e a preparação são cruciais para minimizar os impactos destes fenómenos climáticos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!