Nacional

Quase três milhões de pessoas serão afectadas na época chuvosa em todo o país

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) alertou que cerca de três milhões de moçambicanos poderão ser diretamente afetados por cheias e inundações durante a atual época chuvosa em todo o país. A presidente da instituição, Luísa Meque, sublinhou a necessidade de atenção redobrada e preparação.

Alerta e Previsões de Impacto

Luísa Meque, que fez o pronunciamento em Maputo durante uma reunião do Conselho Técnico de Gestão de Desastres, indicou que as províncias do sul, nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane, são as mais vulneráveis. Nestas três províncias, prevê-se que mais de 500 mil pessoas sejam afetadas pelas intempéries. A província de Inhambane já está a sentir os primeiros efeitos das precipitações.

Estratégias de Prevenção e Evacuação

Apesar do alerta, o INGD esclareceu que não serão destacadas equipas para evacuar imediatamente as pessoas das zonas de alto risco. Esta ação será realizada apenas após a monitoria contínua dos níveis de água, em coordenação com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, que indicarão os dias mais seguros para a remoção.

Atualmente, o foco principal do INGD está na sensibilização da população. “Ainda é prematuro falar em evacuação. O que estamos a fazer é mesmo prevenção, intensificando a sensibilização para que as pessoas prestem atenção a este fenómeno”, explicou Meque, reforçando a importância da vigilância por parte das comunidades.

Recursos Disponíveis e Desafios

O INGD enfrenta desafios na disponibilidade de recursos para apoiar a população que será afetada. Atualmente, existem mil toneladas de bens alimentares diversos, suficientes para assistir cerca de 148 mil pessoas por um período de sete dias.

No que diz respeito à infraestrutura de apoio, foram abertos 800 centros de acomodação na região Sul do país, com capacidade para receber até 800 mil pessoas. Adicionalmente, 24 barcos estão disponíveis para o transporte de bens e pessoas em áreas de difícil acesso.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!