ÉPOCA CHUVOSA: Presidente Chapo anuncia criação de equipas multi-sectoriais
O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou a criação de equipas multi-sectoriais que deverão deslocar-se às regiões Sul e Centro do país para monitorar e apoiar as vítimas das cheias e inundações que têm afetado estas zonas devido à época chuvosa.
A decisão foi partilhada esta manhã, em Maputo, durante a abertura da II Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros. Esta reunião teve como principal objetivo avaliar a situação atual da época chuvosa e encontrar as melhores estratégias para minimizar os seus impactos.
O Chefe de Estado moçambicano garantiu que, apesar das dificuldades de acesso e transitabilidade em algumas áreas, o Governo está a mobilizar todos os esforços para assegurar a assistência necessária às populações afetadas. As acções incluem o resgate de pessoas em perigo, bem como a distribuição de apoio alimentar e sanitário.
“Se tudo correr bem, amanhã as equipas vão embarcar para Gaza, Inhambane e Sofala, portanto, para o Sul e Centro, onde temos feito tudo para salvar as populações que se encontram sitiadas”, afirmou o Presidente Chapo, sublinhando a urgência da intervenção.
O Presidente explicou que a assistência às pessoas sitiadas é feita de duas maneiras essenciais: primeiro, o resgate para locais seguros, e segundo, a garantia de alimentação adequada. Ele aproveitou a ocasião para expressar a sua solidariedade a todos os moçambicanos que foram vítimas das cheias e inundações, e especialmente àqueles que perderam entes queridos devido às intensas chuvas que se abatem sobre o país.