Economia

BM disponibiliza 450 milhões de dólares à Moçambique para resposta as cheias

O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento substancial de 450 milhões de dólares para Moçambique, um apoio crucial para o país enfrentar os impactos das cheias e promover o desenvolvimento a longo prazo. Este montante será canalizado através da Janela para Prevenção e Resiliência e faz parte do novo Quadro de Parceria com Moçambique (CPF) para o período de 2026 a 2031.

A decisão do BM surge como uma resposta estratégica e solidária aos desafios impostos pelas chuvas intensas que têm fustigado o país. O Ministério das Finanças moçambicano confirmou que o Banco Mundial reafirmou o seu compromisso em apoiar Moçambique face aos crescentes desafios económicos, sociais e humanitários.

Um Plano Estratégico para o Futuro

O novo programa estratégico, com duração de cinco anos, tem como meta principal desbloquear oportunidades económicas e fomentar a criação de empregos de qualidade, especialmente para a juventude moçambicana. Para tal, o plano pretende tirar partido da localização geográfica estratégica do país e da sua riqueza em recursos naturais.

O foco central deste financiamento é fortalecer a resiliência do país e desenvolver uma economia mais inclusiva, que beneficie as camadas mais vulneráveis da sociedade. Segundo um documento consultado, a iniciativa está “alinhada com as prioridades nacionais de acelerar a transformação económica, reforçar as instituições e expandir as oportunidades para jovens e mulheres”.

Investimento em Setores Chave

Para além de apoiar as necessidades humanitárias imediatas decorrentes das cheias, o financiamento do Banco Mundial irá sustentar os esforços do Governo moçambicano na revitalização de corredores económicos essenciais. Serão priorizados setores como o agronegócio, o turismo e a energia, que são pilares para o crescimento sustentável do país.

O plano prevê também o fortalecimento da estabilidade macrofiscal e a formação de uma força laboral qualificada, garantindo que o crescimento económico seja robusto e sustentável a longo prazo, contribuindo para um futuro mais próspero e resiliente para Moçambique.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!