SERNIC captura homens acusados de decapitar duas pessoas em Murrupula

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na província de Nampula anunciou a detenção de dois homens, de 22 e 54 anos, suspeitos de um crime horrendo que chocou o distrito de Murrupula: o assassinato e decapitação de duas pessoas.

Segundo as autoridades, estes crimes macabros, que aconteceram entre junho e dezembro do ano corrente, teriam uma motivação chocante: o tráfico de órgãos humanos. Estima-se que a venda destes órgãos rendesse cerca de um milhão de meticais.

Confissão e Detalhes da Rede
Um dos detidos, em interrogatório, confessou o seu envolvimento direto nos crimes e revelou que não agiu sozinho, havendo outros cúmplices nesta rede criminosa. Ele explicou que, após cometerem os homicídios com recurso a armas brancas, procediam à remoção dos órgãos e ossos das vítimas para posterior venda.
O dinheiro obtido com o tráfico era então dividido entre os membros do grupo. O suspeito adiantou ainda que parte do valor era entregue a um comparsa para ser guardado, uma estratégia para evitar que o uso imediato de uma quantia tão grande levantasse suspeitas junto da comunidade ou das autoridades.
Andamento das Investigações
Curiosamente, o primeiro crime perpetrado pelo grupo não deixou qualquer pista que levasse à sua identificação. Foi apenas após a segunda ocorrência que o SERNIC conseguiu seguir o rasto e efetuar as detenções.
As investigações continuam intensas. O SERNIC está agora focado em identificar e capturar os restantes envolvidos neste caso complexo e cruel, procurando desvendar todos os contornos desta rede de tráfico de órgãos em Moçambique.



