Sociedade

PCA da EDM garante fornecimento de energia durante a transição do ano.

A Electricidade de Moçambique (EDM), através do seu Presidente do Conselho de Administração, Engenheiro Joaquim Ou-chim, garantiu que o fornecimento de energia elétrica será contínuo durante a quadra festiva e a transição do ano, assegurando que os moçambicanos terão luz para celebrar.

Ou-chim realizou uma série de visitas de trabalho a várias Áreas de Serviço ao Cliente, como KaMavota, KaMaxaquene e Matola, além do Centro Nacional de Despacho, para ver de perto a preparação da empresa. O objetivo era claro: confirmar que a EDM está pronta para responder à demanda crescente característica desta época.

Durante as visitas, o PCA interagiu com clientes e funcionários, constatando que as equipas estão bem preparadas para o aumento do consumo. Para garantir o serviço, a EDM mobilizou 125 postos de transformação (PTs) e 179 viaturas para as equipas de piquete, reforçando a capacidade de resposta em todo o país, conforme as necessidades de cada região.

“A visita permitiu perceber o nível de prontidão da EDM para responder à alta demanda e às operações normais desta época. As áreas de serviço ao cliente estão preparadas e houve um reforço grande em meios técnicos, humanos e materiais”, sublinhou Ou-chim.

Além disso, foi reforçado o stock de materiais para resolver eventuais avarias e as equipas de piquete, transporte, distribuição e atendimento ao cliente foram estrategicamente posicionadas para uma intervenção rápida. Algumas avarias nesta altura são causadas pelo aumento do consumo doméstico, com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo em instalações que podem não aguentar a carga. A EDM aconselha os clientes a usar a energia de forma segura.

Sobre os custos de preparação, Ou-chim esclareceu que a maior parte dos recursos utilizados, como viaturas e pessoal, já pertencia à EDM e foram apenas redistribuídos entre as unidades operacionais. Todas as ações estão dentro do orçamento e plano anual da empresa.

Balanço de 2025: Desafios e Conquistas

O PCA também fez um balanço de 2025, um ano marcado por desafios significativos. Ciclones afetaram gravemente as redes elétricas em Cabo Delgado e Nampula, e manifestações condicionaram as operações da empresa.

Mesmo com os desafios, a EDM conseguiu superar as metas de eletrificação, ligando cerca de 460 mil novas famílias à rede elétrica, um número acima da previsão inicial de 420 mil.

No entanto, 2025 também registou um aumento preocupante de vandalização de infraestruturas e roubo de energia elétrica, uma situação agravada pelas manifestações. Os prejuízos totais ainda estão a ser calculados.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!