MAAP apreende mais de 200 kg de carne imprópria no mercado do Zimpeto

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), através da Direcção Nacional de Sanidade e Biossegurança (DINASAB), apreendeu na última sexta-feira mais de 200 quilogramas de carne bovina considerada imprópria para consumo humano, no mercado do Zimpeto, na cidade de Maputo.

Esta intervenção faz parte de uma operação em curso que visa combater a comercialização de carne sem proveniência legal e sem o devido controlo sanitário. A acção no Zimpeto segue-se a uma operação anterior no mercado de Xipamanine, onde foram apreendidos e incinerados 91,5 quilogramas de carne bovina, demonstrando a continuidade e sistematicidade das fiscalizações no terreno.

No momento da apreensão, os produtos encontrados no Zimpeto apresentavam um avançado estado de deterioração. Além disso, não possuíam o carimbo de inspecção veterinária nem qualquer documentação que comprovasse a sua origem e aprovação para ser consumida pela população. Devido ao grave risco que representavam para a saúde pública, a carne foi imediatamente retirada de circulação.
O MAAP aproveita para apelar à população moçambicana para que reforce os cuidados na aquisição de produtos de origem animal, recomendando que a compra de carne seja feita apenas em locais autorizados e devidamente fiscalizados. O Ministério garante que as acções de fiscalização irão prosseguir de forma rigorosa, com o objectivo de proteger a saúde pública e assegurar a segurança alimentar de todos os cidadãos.

