Gezani: Nações Unidas antecipam 4,5 milhões para apoiar comunidades afectadas

As Nações Unidas, através do seu Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF), desembolsaram 4,5 milhões de dólares americanos para apoiar mais de 300 mil pessoas no Sul de Moçambique, que se encontram em risco de serem afectadas pelo Ciclone Tropical Gezani.

A informação foi partilhada pelo porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, com base em dados do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Este financiamento foi libertado de forma preventiva, visando reforçar a capacidade de resposta das agências da ONU antes da chegada do ciclone.

Prevenção e Resposta Antecipada
Desde o início da semana, o executivo da ONU activou os preparativos para lidar com as potenciais inundações que o Ciclone Gezani poderá causar. Estes planos incluem a organização de retiradas de pessoas de zonas de risco e o pré-posicionamento de bens essenciais para as comunidades vulneráveis.
A OCHA sublinha que esta acção antecipada surge num período em que o Sul e Centro do país ainda estão em fase de recuperação de recentes cheias e inundações. Até ao momento, cerca de 140 mil pessoas – representando quase um quarto do total de afectados pelas inundações anteriores – já receberam algum tipo de assistência humanitária.
Em paralelo, as Nações Unidas também alocaram três milhões de dólares para Madagáscar, utilizando o mesmo mecanismo de apoio, um país que já registou mais de 30 mortes devido a fenómenos meteorológicos adversos.



