Política Externa

Chapo quer visitar 6 paises em 2026 incluindo Angola, China e Rússia

O Presidente Daniel Chapo tem uma agenda internacional ambiciosa para 2026, com planos para visitar seis países, incluindo nações estratégicas como Angola, China e Rússia, visando fortalecer laços e impulsionar o desenvolvimento nacional.

PUB • LEIA MAIS A SEGUIR

Os documentos do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2026, que estão a ser analisados no parlamento, revelam que as visitas de Estado incluem o Canadá, Botsuana, Angola, Rússia, China e Vietname. O objetivo principal é reforçar as relações de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação, além de mobilizar financiamento essencial para a agenda de desenvolvimento de Moçambique, conforme justificado nos referidos documentos.

Além das viagens, o governo moçambicano prevê assinar cinco acordos internacionais e parcerias estratégicas no âmbito da cooperação internacional. Também está nos planos a abertura de uma nova missão diplomática e um consulado-geral, expandindo a presença de Moçambique no cenário global. A mobilização da diáspora moçambicana para contribuir para o progresso do país é outra prioridade destacada.

PUB • LEIA MAIS A SEGUIR

Intensa Atividade Internacional do Presidente

Desde que assumiu a presidência a 15 de janeiro, Daniel Chapo tem mantido um ritmo intenso de atividades internacionais. Este ano, já realizou visitas de Estado à Tanzânia e Essuatíni, e visitas de trabalho a países como Maláui, Espanha, Ruanda, Argélia, Portugal, Suíça e Zâmbia. Atualmente, encontra-se numa visita de cinco dias aos Estados Unidos da América.

Para o final deste ano, a VI Cimeira luso-moçambicana está agendada para 8 e 9 de dezembro em Portugal, e a presença do Presidente Chapo é esperada, reforçando os laços com a nação lusófona.

PUB • LEIA MAIS A CONTEUDOS A SEGUIR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Ops! AdBlock Detectado!

Desative o bloqueador de anúncios para continuar acessando o conteúdo do Portal Afroline. Agradecemos sua compreensão!