Daniel Chapo escala EUA em busca de reforço de parcerias de desenvolvimento

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, iniciou uma importante visita de trabalho aos Estados Unidos da América (EUA), que decorrerá de 25 a 30 de Outubro de 2025. O principal propósito desta deslocação é fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países, procurando impulsionar parcerias de desenvolvimento.

Reforço do Diálogo e Relações Bilaterais
Durante a sua estadia nos EUA, o Chefe de Estado moçambicano tem agendado um encontro com o Vice-Presidente norte-americano, James David (JD) Vance. Esta reunião visa aprofundar o diálogo entre as duas nações e os seus povos, bem como reforçar as relações bilaterais em diversas áreas de interesse comum.
Agenda Económica e de Desenvolvimento
Para além do encontro com o Vice-Presidente, Daniel Chapo vai reunir-se com outras entidades oficiais norte-americanas e importantes instituições financeiras e de desenvolvimento. A agenda do Presidente inclui a participação em Mesas Redondas de negócios, que terão lugar em Washington, a capital dos EUA, e em Houston, no estado do Texas. Estes eventos são cruciais para atrair investimentos e explorar novas oportunidades de parceria económica.
O estadista moçambicano também participará numa Gala de angariação de fundos dedicada a acções de conservação, demonstrando o compromisso de Moçambique com a protecção ambiental. Está igualmente prevista uma visita à sede da gigante petrolífera ExxonMobil, um parceiro estratégico para o sector energético moçambicano.
Delegação de Alto Nível
Nesta importante missão, o Presidente Daniel Chapo é acompanhado por uma delegação de alto nível. Integram a comitiva os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas; dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale; e dos Transportes e Logística, João Matlombe. Juntam-se ainda os secretários de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Djedje; e do Tesouro, Amílcar Tivane, além do Embaixador da República de Moçambique nos Estados Unidos da América, Alfredo Nuvunga, e outros quadros da Presidência e de instituições estatais.