CNE promete esclarecimento sobre envio de respostas ao Conselho Constitucional

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou que vai esclarecer a situação sobre o envio, ou não, de explicações ao Conselho Constitucional (CC) a respeito das discrepâncias entre o número de votos e o número de eleitores registados em três eleições.
Em contato com uma fonte ligada ao Gabinete do Presidente da CNE esclareceu que a resposta a essa questão está sendo gerida por uma comissão especializada, criada especificamente para lidar com o caso, e não a nível da plenária, onde participam todos os 17 vogais. De acordo com essa fonte, nem todos os vogais têm acesso a essa informação, o que justifica o desconhecimento de alguns sobre o envio ou não do documento ao CC.
Apesar da confirmação de que a plenária da CNE – o órgão máximo de decisão – não se reuniu para tratar do assunto, a fonte adiantou que um documento foi enviado ao CC no final do dia de ontem. No entanto, ainda não há informações conclusivas sobre o teor desse documento e se ele responde diretamente às questões das discrepâncias levantadas. A Afroline, outra publicação que acompanha o caso, está a procurar obter uma cópia oficial do protocolo do referido documento para mais detalhes.
Por outro lado, Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, preferiu não se pronunciar sobre o assunto quando questionado pela nossa fonte (Canal Moz).



