CNE diz que respondeu ao CC, mas alguns vogais não estiveram na elaboração da resposta

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) informou, por meio de um comunicado enviado ontem, último dia do prazo, que submeteu ao Conselho Constitucional (CC) suas explicações sobre a discrepância entre o número de votos e o número de eleitores. A resposta foi enviada por meio do ofício n.º 115/CNE/221/2024, de 08 de Novembro.
No entanto, alguns vogais da CNE informaram ao Canalmoz que não participaram na elaboração e no envio dessa resposta e, portanto, desconheciam o conteúdo enviado ao CC. Segundo uma fonte do Gabinete do Presidente da CNE, isso ocorre porque esses vogais não fazem parte da “comissão especializada” que elaborou as respostas. A fonte esclareceu ainda que o órgão máximo da CNE, a plenária, que inclui todos os 17 vogais, não se reuniu para deliberar sobre o conteúdo enviado ao CC.
A resposta foi assim produzida por uma comissão específica, sem a participação de todos os membros da entidade. O comunicado da CNE, no entanto, não explica por que o assunto não foi discutido em plenária antes do envio das explicações ao Conselho Constitucional.
Fonte: Canal de Moçambique


